Venha outra antena que esta colinear feita de fio de cobre não está à altura…do tráfego aéreo. Ao contrário do que li, a performance não correspondeu à expectativa e os resultados na utilização do ADS-B foram decepcionanetes. Foram duas as antenas que construi, sendo que construir neste caso é uma forma de expressão, tal a facilidade com que se dobra o arame e se o solda à ficha. Só para se ter uma ideia da decepção, com a RH536 os aviões detectados foram bem mais do dobro!

Impõe-se assim investir algum tempo na construção de uma nova antena, desta vez numa colinear com a que está representada na figura abaixo, essa sim, com provas dadas.

Antena colinear - https://www.balarad.net

Antena colinear – https://www.balarad.net

A que tenho permanentemente ligada a alimentar o Flight Radar 24 detecta aviões até Sevilha para Sudeste ou Salamanca para Nordeste (a partir de Oeiras) mas tem 11 elementos!
A nova antena construir, muito brevemente, terá talvez um 5 ou 7 para garantir a portabilidade mas que terá menos alcance. Por outro lado, como conto usá-la em locais altos, espero conseguir de alguma forma atenuar esse menor alcance e conseguir bons resultados.