radiolite.pt

As aventuras e desventuras de um operador de rádio. PMR446, CB27, SWL e SDR entre outros.

PMR446 – Norma europeia?!

Tinha para mim a ideia de que sendo o PMR446 uma norma que existe em vários países da Europa, estaria sujeita a um conjunto base de premissas que seriam comuns a todos esses países. Estariam assim garantias as comunicações de um qualquer utilizador de PMR446 noutro país europeu sem problemas de maior ou necessidade de registo de licenças para operar. No entanto parece não ser bem assim! Esta minha noção de que o PMR446 seria uma norma transversal pode de facto ser errada, dada a notícia de que hoje tive conhecimento.

Na Finlândia, a entidade reguladora Ficora (equivalente à nossa ANACOM) decidiu permitir a operação de PMR446 em modo analógico na faixa previamente reservada apenas para PMR446 em modo digital (446,1MHz a 446,2MHz). Dessa forma, penso criar-se aqui alguma confusão mas também um precedente, que estou curioso em saber se vai ser acompanhado noutros países. Para além disso há a questão de saber que rádios estão preparados para aproveitar este espaço extra sendo aparentemente óbvio que na Finlândia se deixará de ter apenas 8 canais.

Parece estarmos a viver uma fase de mudança nos 446MHz e que foi atingida uma certa maturação? Ou estarei a exagerar?

Previous

Raspberry Pi como gateway ao FRN

Next

É já no Domingo, na Serra do Socorro!

2 Comments

  1. A CEPT ECC aprovou a 3 de Julho de 2015 essa mesma “nova norma”, que após transposição para os regulamentos nacionais dos vários países europeus se tornará a “nova norma europeia” para utilização PMR 446.
    A ECC Decision (15)05 pode ser consultada em http://www.erodocdb.dk/Docs/doc98/official/pdf/ECCDEC1505.PDF

    Alguns são já os países europeus que apresentaram as propostas de alteração aos seus regulamentos baseados nestas novas recomendações.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén