Embora tente sempre ter um PMR446 pronto para entrar em acção, confesso que isso nem sempre acontece, sobretudo devido a esquecimento. Depois há o calor dos meses de Verão que faz com que o rádio que anda comigo, no carro ou na mala, fique em casa para evitar os danos de temperaturas mais extremas. Curiosamente, o esquecimento não trai o telemóvel e penso que isso acontece por ser mais pequeno e poder andar sempre no bolso. O telemóvel é também um instrumento de trabalho e sendo o meu actual um smartphone de 5″, torna-se muitas vezes num mini-computador. Está dessa forma menos suscetível a ser negligenciado.

Seria assim excelente poder juntar os dois e ter um telemóvel e rádio PMR446 no mesmo equipamento. Que eu conheça não existe nada assim, mas existe algo de semelhante. Ele é o MyDel DG1 HamPhone da Digoor, de que tive conhecimento via blog Simon the Wizard.  Embora não seja um telemóvel actual se olharmos às características técnicas e versão do sistema operativo Android (4.4), este terminal tem a vantagem de ser também um transceiver com capacidade de operar entre o 400 e 470MHz. Ora como se sabe as frequências analógicas dos PMR446 estão entre os 446,0 e os 446,1MHz mas infelizmente não o podemos usar legalmente pois não tem uma antena fixa e porque pode emitir até 1W, quando o máximo permitido nos 446MHz é 0,5W. É assim mais apropriado para operar na banda de radio amador em UHF (tal como o nome Hamphone sugere).

Conteúdo da caixa - http://www.hamradio.co.uk

Conteúdo da caixa – http://www.hamradio.co.uk

Há um factor a ter em conta e esse passa pela autonomia, visto que a bateria (de 3200mAh) tem que assegurar todas as funções que este equipamento proporciona. Mas a natureza desta solução também trás vantagens. Assim de repente imagino que possamos ter software instalado que nos ajude a chegar mais longe,  com o suporte de uma ligação à Internet, fazendo uso da tecnologia VoIP. Uma questão a verificar.

Digoor MyDel DG1 Hamphone

Digoor MyDel DG1 Hamphone

Fica a nota pois quem sabe um dia não teremos um destes equipamentos 2 em 1, legal  a poder ser usado em PMR446. Seria muito interessante!

Há pois…preço…É vosso por cerca de £149,99 na Martin Lynch and Sons.

Bons contactos que o fim de semana está à porta.