Começo por pedir desculpa aos colegas que me escutaram esta tarde em PMR446, canal 3 e 5. Não sei quantas vezes disse que estava frio em Montejunto. Mas estava mesmo muito frio por lá! Não eram só os 8ºC a complicar, foram esses 8ºC a par com o vento que se fazia sentir que fizeram mossa, tudo isto no meio de intenso nevoeiro.

O Twintalker 4810 da Silvercrest em acção.

O Twintalker 4810 da Silvercrest em acção.

Fiz-me à estrada a seguir ao almoço para que como tinha anunciado, subir à Serra de Montejunto. Apesar de um ligeiro contratempo no caminho (perdi-me) cheguei mesmo a horas. Sinceramente não ia com esperanças numa boa tarde de rádio mas tinha dito que passava por lá e não fiz faltar. Não esperava tão más condições pois ao longo da semana tinha acompanhado a previsão meteorológica. Espera um sol envergonhado mas conforme os kms foram passando deixei de acreditar nessa possibilidade. Apesar de ter cumprido a ida à Serra, não cumpri com tudo o tinha pesando fazer, mas achei não ter condições para montar a antena dos 11m, onde queria ter chamado em 25 AM.

Chegado ao local, fiquei no carro a ganhar coragem durante uns minutos. Mas como canal 3 já se mostrava impaciente, lá tive que responder em conformidade experimentando o frio. Percebi então que o PMR869 estava por Gavião de Ródão, penso que no local habitual (onde um dia também hei-de passar) e que podemos ver em alguns dos seus vídeos. Depressa outros se seguiram pois afinal já passava das 15h30, a hora combinada para inicio das chamadas. Contactos feitos com mais ou menos dificuldades por causa do efeito que o vento provoca no áudio e com paragens pelo meio para recuperar, surge a indicação do colega PMR3334 que “ali mais há frente” talvez fosse melhor posição para se chegar a Lisboa. Sugestão aceite, segui a medo por uma estrada de terra batida até onde podia. Mas já se sabe que estas saídas têm sempre que ter a sua componente de aventura… Desse ponto consegui escutar entre outros o PMR653 na Amadora ou o PMR722 na Arrábida. Se com o 653 o contacto não foi possível com o 722 confirmei que fui escutado, isto depois de via Zello ter solicitado aos colegas do FRN Portugal a tentativa de contacto. Foi ainda tentado o contacto por rádio frequência com o 2891 mas sem sucesso. Deste novo local chegava-me Sintra na directa (PMR3389) sendo que depois foi configurado um link que estava no meu raio de alcance, no canal 3 e que permitiu outros contactos para mais longe como por exemplo para Terras de Bouro com o PMR2958.

Deixo a lista não necessariamente por ordem cronológica, de PMR’s contactados e escutados. Penso que não falta ninguém:

PMR869
PMR885
PMR653
PMR722
PMR4004
PMR3334
PMR4726
PMR3394
PMR3903
PMR3389
PMR905
PMR2891
PMR1542
PMR2958
PMR1414

Às 17h30 não dava mais. Despeço-me no canal 3 e no FRN Portugal via Zello e desço a Serra já quase de noite e com nevoeiro ainda mais intenso. Num primeiro visionamento que fiz, os vídeos que captei hoje são para o lixo, visto que o vento impossibilita que se compreenda sobretudo o que estava a receber. Mas se for possível aproveitar alguma coisa aviso.

Depois do dia de hoje já posso mandar fazer uma T-shirt a dizer “Eu sobrevivi à Serra de Montejunto!”

Actualização 24 Novembro 2015 : O vídeo possível em https://youtu.be/byskDmXctCE