O título deste post parece ter uma resposta óbvia mas ao que me quero referir é à norma PMR446. Nomeadamente à forma como me vou dedicar ao hobbie pois desde à algum tempo que penso nos PMR em formato digital, o chamado dPMR446. Digital nos 446 não é nada de novo pois a alocação de frequências foi prevista e existe. Acontece que a maior parte dos rádios são analógicos e é ai que a maior parte dos entusiastas e não só operam, ou seja, entre os 446,0 e 446,1MHz

Embora nunca tenha operado em modo digital (446,1 e 446,2MHz), é sabido que o alcance não é o mesmo quando comparado com o modo analógico. E isto é uma problema pois uma das maiores motivações na utilização do PMR446 (pelo menos para mim) é a realização de contactos a maiores distâncias.
Mas o digital tem uma grande vantagem, como se pode ver e ouvir neste video. O áudio é superior em qualidade, embora se note uma certa robotização da voz. Embora não seja PMR446 puro, dá para ter uma ideia.

Não fosse o facto de existirem poucos ou nenhums colegas a operar digital, bem como o preço destes equipamentos e já tinha gasto alguns euros nesta vertente do 446MHz. Está no entanto em aberto essa hipotese para 2016.

Alguém alinha?