radiolite.pt

As aventuras e desventuras de um operador de rádio. PMR446, CB27, SWL e SDR entre outros.

Um novo local, muito vento e SSTV

Estive este Domingo no Forte de Alqueidão. Desconhecia por completo o local e quando tive conhecimento da sua existência fiquei espantado por ter uma quota superior à da Serra do Socorro que fica ali bem perto, mas não ser tão conhecido para estas coisas da rádio. No entanto penso se que justificará pois no Socorro podemos estar dentro do carro com vista em quase todas as direcções, coisa que não acontece em Alqueidão. O estacionamento não fica totalmente no topo e está rodeado de algumas árvores e pelas própria infra-estrutura do forte. Para PMR446 é melhor pois é mais alto e a portabilidade dá-nos liberdade mas para CB27 no carro talvez não seja tanto assim.

President Jackson II

President Jackson II

A ida até Alqueidão deveu-se à anunciada presença do PMR869 no Serra da Estrela, com o aliciante de estar prevista uma sessão de SSTV. Desta vez cheguei cedo e depois de feita a visita e “inspecção” ao local foi tempo de montar o Jackson II e a Sirio 5000 Performer. Só que como já referi, e apesar de ter escutado muito lá no fundo a estação 31CB236 a chamar, as condições não eram a ideais e não foi possível o contacto nos 27MHz. Havia que aguardar pelas 16h00, altura prevista para se iniciarem as hostilidades em PMR446. Depois de algum desespero o sucesso, com o 869 a responder à minha chamada, e com os “novos” Silvercrest a conseguirem obter a minha admiração por chegarem tão longe. Logo eu que minutos antes os tinha enxovalhado!

O moinho do orgulhoso Sr.Ludgero

O moinho do orgulhoso Sr.Ludgero

Confirmado que foi o contacto, havia que aguardar por aquele que seria para mim o prato principal, a emissão em SSTV a começar às 17h00. Como o Forte de Alqueidão começou a ter demasiadas visitas, não me senti tão à vontade e procurei um local mais resguardado. Um local onde pudesse estar dentro carro e chegar à Serra da Estrela e evitar assim o muito vento que se fazia sentir. Encontrado um novo “spot” como diriam os amantes do surf, foi tempo para mais umas fotos que chamaram a atenção do Sr.Ludgero, de 82, que se aproximava a conduzir um tractor! As fotos que fiz ao seu moinho de vento intrigaram-no e levaram-no a que meter conversa. Fiquei a conhecer parte da sua impressionante história de vida e como não quis ser mal educado, correspondi. Por isso já eram 17h10 quando chamei a Estrela para iniciar a recepção das emissões em SSTV do 869. Foram 3 as imagens recebidas com sucesso até que o azar bate à porta e era uma vez um Silvercrest. Já fora do carro o rádio vai ao chão e as pedras que viram soldados portugueses e ingleses combater os invasores franceses foram fortes demais para o rádio chinês. Acabou assim a tarde, embora para dizer a verdade estivesse também na hora de regressar.

O Silvercrest em acção. Desta vez fui surpreendido por estes rádios.

O Silvercrest em acção. Desta vez fui surpreendido por estes rádios.

Fica o SSTV a criar agua na boca e promessa de que para a próxima oportunidade serei eu a emitir.

Um abraço e bons contactos.

A recepção de imagens em SSTV é facilitada pela utilização da aplicação Robot36 (eu usei um telefone Android). Basta colocar o telefone com a aplicação a funcionar junto do rádio (muito junto poderá ser prejudicial e há que encontrar a posição e volume optimos) e tudo o resto é feito de forma bastante fácil e automatizada. Para quem quiser fazer a emissão, está disponível a app SSTV Encoder de utilização também bastante simples. Basta tirar a fotografia, compor, escolher o modo e partilhar com o SSTV Encoder. Depois é premir a PTT no rádio para emitir. Parece-me que se justifica assim uma actualização da página "Apps Android" deste blog.

Previous

Umas atrás das outras

Next

SDR Uno e outros videos

2 Comments

  1. Nelson

    Rui parabens. Conseguiste 198 km em linha recta com os teus Silvercrest de 500 mw.

    73

Deixe uma resposta

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén