Nas últimas semanas tenho dedicado alguma atenção à utilização dos RTLSDR com dispositivos Android. Isto em detrimento do projecto OpenWebRX que está neste momento à espera de melhores dias.
Uma das áreas a que me dediquei foi o seguimento do tráfego aéreo, com alguma dose de frustração à mistura, pois o RTLSDR é “muito” exigente em termos de consumo de energia e nem sempre funcionava ligado directamente ao telefone. Para ultrapassar esta dificuldade tive que comprar outro cabo USB que permite a utilização de um power bank em simultâneo, para que haja sumo suficiente para tudo funcionar na perfeição.

ADSB Receiver Pro em acção

ADSB Receiver Pro em acção

Para o seguimento do tráfego aéreo instalei o ADSB Receiver Pro mas não entendo porque razão, com o mesma antena colinear, este software apenas mapeia cerca de 3 a 4 aviões quando no desktop vejo 20! Algo a investigar nos próximos dias e que espero possa ser colmatado com ajuste na aplicação.

Hoje mesmo decidi, mesmo sem uma antena ressonante aos 1090MHz, experimentar esta solução ao ar livre. Estava limitado em algumas direcções em termos de linha de vista mas deu para perceber a importância que a localização tem nestas coisas. É que o numero de aviões rastreados, com uma RH-536, aumentou para o dobro em comparação com a colinear que referi anteriormente e que foi construída para a frequência correcta. Por isso conto construir uma nova colinear, com menos elementos (a actual tem 11), para maior portabilidade e de mais fácil utilização no dia a dia.

Mal posso esperar por levar tudo isto para um local realmente alto!