Não tendo havido hipótese de fazer saídas para estabelecer alguns contactos, há excepção do PMR089 na passada Quinta-feira, tenho dedicado algum tempo à escuta. Com escuta quero dizer ao RTL-SDR com o qual já tinha referido ter conseguido criar um sistema ADB-S. A propósito de ADB-S, adicionei mais 4 elementos à antena e o alcance melhorou consideravelmente. Consigo agora fazer a recepção de sinais de aviões na zona de Sevilha! Pena é que, estando numa zona urbana, esteja muito tapado em algumas direcções, para onde nada “vejo”.

Mas na senda da experimentação consegui, também com o RTL-SDR, criar um rádio na Internet usando o OpenWebRX. Já tinha também abordado aqui o tema, mas agora perdi em definitivo o medo ao Linux e deitei mãos à obra, mais uma vez seguindo as instruções disponibilizadas. Primeiro fiz-lo no Raspberry Pi 2 mas este está longe de qualquer janela. De seguida implementei a solução num desktop antigo (AMD64 4000+ com 3Gb), já num local mais propicio. Apesar de algumas dificuldades, inclusive na configuração do router, não posso dizer que tenha corrido muito mal.

O objectivo é o de colocar este SDR disponível para o publico em geral. Mas apenas quando e se houver condições para isso acontecer. Nessa altura farei a publicação no portal sdr.hu. Para já e para os amigos, aqui fica o link caso queiram experimentar: radiolite-sdr.no-ip.org:8073

radiolite-sdr.no-ip.org

radiolite-sdr.no-ip.org

Várias detalhes necessitam ser afinados e o faço questão de frisar que o radio está em modo testes pelo que poderá acontecer que se encontre offline em algumas ocasiões. Para além disso o local e a forma como está acondicionado não são as definitivas. O rádio será colocado numa caixa de alumínio (longe do computador e LCD como mandam as regras)  e quero também melhorar a colocação da antena bem como a ligação à terra, aspecto que penso ser importante.

Há à partida um condicionante importante que tem a ver com a forma como este computador está ligado ao router que lhe dá a ligação à Internet. Sempre que o quero ligar tenho de passar cabo ethernet pelo meio da sala e o pessoal lá em casa não gosta muito da ideia. Por isso é provável que tenha de adquirir um adaptador wireless para uma solução definitiva.

Seja de que forma for, darei aqui conta da evolução do projecto. Assim que haja hipótese de fazer a ligação wireless conto fazer um período de testes mais alongado e com disponibilidade 24/7, já integrado no sdr.hu.