Tive hoje um daqueles momentos que justificam toda a dedicação que temos a um hobby, que como será fácil de perceber no meu caso é o da rádio comunicação. Acontece que um dos projectos que tinha em mente era o de aproveitar um dos RTL-SDR para fazer um receptor ADS-B, que resumidamente nos permite saber a localização de aeronaves que utilizem este sistema. Depois de alguma leitura sobre o assunto decidi optar pela solução RTL1090 para receber e descodificar os sinais recebidos pelo rádio e o Virtual Radar Server para ler essa informação descodificada e a mostrar num mapa. Por parte do hardware utilizei então um RTL-SDR com um tuner R820T e construi uma antena colinear como aqui demonstrado.

Imagem dos aviões detectados e respectiva área - Virtual Radar Server 2.3.1

Imagem dos aviões detectados e respectiva área – Virtual Radar Server 2.3.1

O mais espantoso é que ficou tudo a funcionar à primeira e sem grandes dores de cabeça. De certa forma até assusta a facilidade com que se obtém esta informação que considero de alguma sensibilidade. Se todos podem olhar para o céu e ver um avião a passar, por certo que vê-lo representado no ecrã de um computador não será nada de especial. Mas se estivermos a kms de distância e se conseguir saber altitude, velocidade, companhia aérea e demais detalhes de um voo, talvez ai a coisa possa ser vista de outra forma. E basta apenas um pequeno período de dias a recolher para ficarmos a conhecer as rotas mais frequentes!

Mas o meu entusiasmo deve-se sobretudo ao facto de nos arredores de Lisboa conseguir obter a localização de aviões numa área que vai deste a Sertã, na Beira Baixa a São Marcos da Serra já no Algarve. E se tivermos em conta que a antena foi feita com um intuito de testar a solução e, por conseguinte com uma construção pouco cuidada, fico com a impressão de que há muita margem para progredir e razão passar umas boas horas “à escuta” nos 1090MHz.

Próximos passos serão os de adicionar mais elementos à antena e arranjar uma forma de a colocar do lado de fora da janela para melhorar a recepção. Sim porque até agora só a usei junto à janela mas sempre dentro de casa!

Resumindo, para esta receita vão precisar:

1 Computador (utilizei Windows 10 como sistema operativo)
1 RTL-SDR (ao que consta um com tuner Elonics4000 será melhor solução) e respectivos drivers;
1 Antena ressonante nos 1090MHz;
1 Cabo USB para ligar o RTL ao PC;
1 RTL1090;
1 Radar Virtual Server;

Há muito informação na Internet sobre como montar um sistema semelhante, inclusive fazendo uso dos mini computadores Raspberry Pi. É seguir os links deste post. Se for essa a vossa intenção podem até partilhar os dados com sites como o FlightRadar24 ou ainda o FlightAware que vos darão acesso premium aos seus sites.