Decidi experimentar o SDR Uno, um software da SDRPlay pensado de raiz para o SDR com o mesmo nome. Esta aplicação permite, com alguma adaptação, ter o Uno a funcionar com o RTL-SDR!

Janela "Main"

Janela “Main”

A adaptação passa pela necessidade de instalação do ASIO4all e um plugin EXTIO que não é mais que uma dll. Essa instalação, no conjunto SDR Uno, ASIO4all e plugin não foi isenta de problemas mas acabei por resolvê-los com a ajuda do vídeo do Alf007, deste post no Forum TXRX e deste site, pese embora a recente actualização do software (foi lançada a versão 1.1 no dia 11 de Novembro) a tornar algumas das informações neles contidas obsoletas. Apesar de já ter visto este vídeo, só agora com o processo de instalação algumas coisas fizeram sentido mas acabou por ficar tudo a funcionar como comprovam as imagens.

Janela "RXControl"

Janela “RXControl”

Há duas coisas que não gosto. Em primeiro lugar o facto de a aplicação ser composta de várias janelas que não interagem entre si e que sempre que iniciamos o SDR Uno tenhamos que abri-las e colocá-las no ecrã na posição que nos convém para usar o software na sua plenitude. Temos também que ajustar a sua posição coisa que considero um ponto bastante negativo. Em segundo lugar, a largura de banda disponível. Com apenas 1 MHz “vemos” muito pouco do espectro. Sendo esta uma solução de software adaptada ao RTL-SDR compreende-se que haja restrições, mas tal limitação não me agrada.
Neste primeiro contacto e pela positiva considero que o interface do SDR Uno é a meu ver bastante agradável, com as enumeras possibilidades de ajuste de preferências, visuais e funcionais, a garantir uma experiência o mais personalizada possível.

Janela "MainSP"

Janela “MainSP”

Depois das primeiras horas de utilização a vontade com que fiquei foi a de adquirir o SDRPlay (o rádio) e utilizar em toda a sua plenitude esse duo software/hardware. Relativamente à experiência com o RTL-SDR, estou em dúvida se os pontos negativos serão ou não suficientes para que deixe de usar regularmente o SDRPlay. Talvez haja opções por explorar que suprimam estas dificuldades. A ver vamos!