Como já manifestei aqui várias vezes, tenho um certo fascínio pelos dongles RTL-SDR. As possibilidades são inúmeras e só o facto de se poder fazer escuta a um custo baixíssimo é por si só um atractivo mais que suficiente para ficarmos horas “agarrados” a estes equipamentos. Acho que mais que as próprias possibilidades que nos oferecem ou ainda os projectos que podemos implementar, é a relação custo/retorno que me convence.

Entre as aplicações que mais me interessaram ao longos do anos estão a já referida escuta, a possibilidade de partilha dos sinais recebidos através do OpenWebRX ou ainda o posicionamento AIS (navios) ou ADS-B (aviões). No caso do posicionamento de aviões, tal como aqui dei conta também, a recepção do sinal de aeronaves que estavam a sobrevoar o sul de Espanha, aqui em Oeiras, alimentou ainda mais a minha admiração e entusiasmo. Cheguei mesmo a ter o software da Flight Radar 24 instalado num Raspberry Pi a contribuir com dados para o site, até que as queixas que fui ouvindo lá em casa, de antenas e cabos espalhados por todo o lado (que exagero!!!) terem vencido.

Ainda na perspectiva do ADS-B, se fizerem uma pequena pesquisa na Internet facilmente se vão aperceber da tamanha variedade e preços dos RTL-SDR existentes no mercado. Surge de imediato a pergunta – Qual o RTL-SDR que devo escolher?
Para facilitar a nossa vida, houve já quem tivesse feito uma comparação abrangente dos famosos equipamentos. Como é óbvio a escolha de um SDR não deve ficar restrita a este tipo de rádios, mas a decisão pode estar mais facilitada depois da consulta a este artigo do site Radio for Everone. Percebe-se que o grupo alvo da comparação seja restrito, dado que o critério foi a utilização do mesmo chip da Realtek. Esta comparação tem no entanto como objectivo perceber qual o melhor dongle para utilização em ADS-B, mas não deixa de ser interessante de ler.

 

Flight Aware Pro Stick Plus - http://flightaware.com

Flight Aware Pro Stick Plus – http://flightaware.com

Para acabar já com o suspense dos mais interessados, concordo plenamente com a conclusão de que o melhor RTL-SDR é aquele causa o maior entusiasmo para uma dada aplicação. E se tecnicamente é claramente possível recomendar um dongle face à concorrência (para ADS-B o Flight Radar Pro Plus da Flight Aware é o aconselhado), também é certo que a componente de upgrade ao hardware a uma solução mais barata, a alterar à nossa medida, têm um papel a dizer na decisão da compra.

O software usado tem por certo uma palavra a dizer no que diz respeito à experiência de utilização de um RTL-SDR, mas seja de que forma for, qualquer que seja o vosso dongle, desejo-vos acima de tudo umas horas bem passadas à volta destes pequenos grandes rádios.