Chegaram novidades fresquinhas do mundo dos SDR! A noticia é a de que a SDRPlay colocou no mercado o RSP2. Esta segunda versão deste SDR traz bastantes novidades e um correspondente aumento de preço.

Devo reconhecer entretanto que recentemente neste post cometi uma gaffe. Referi-me ao RSP1, como o SDR “com o mesmo nome” da SDRPlay.  Ora isto está errado pois o nome é de facto RSP1.

O RSP2 da SDRPlay - sdrplay.com

O RSP2 da SDRPlay – sdrplay.com

Voltando ao RSP2, de entre as novidades destaco, conforme publicado no blog de Simon The Wizard, a maior cobertura de frequências começando agora nos 1KHz, existência de duas fichas SMA para ligação de antenas, consoante a utilização que se queria dar, o mesmo será dizer, consoante as frequências que ser queriam escutar, um oscilador de 0.5PPM TXCO pouco susceptível de desviar à frequência por causa do calor ou ainda a possibilidade de ajuste do ganho do Low Noise Amplifier. Novidade é ainda a existência de uma versão RSP2pro com caixa em metal, mas que a meu ver deveria fazer parte por defeito deste RSP2. Uma caixa de metal permite melhor protecção contra interferências não faz sentido termos uma bomba de um SDR destes numa caixa de plástico.
O lançamento deste RSP2 vêm na sequência do upgrade da versão do SDR Uno para a v1.1, software esse da SDRPlay que põe todo este hardware ao nosso serviço. Sou cada vez mais fã desta solução, embora não esteja completamente convencido em relação à forma como o SDR Uno nos apresenta as janelas e nos obriga a ajustar a sua posição no ecrã de cada vez que abrimos esta aplicação. E é de ter em conta ainda o preço total da solução, tendo em conta os portes e eventuais taxas alfandegárias. E investir nesta solução, quando estamos numa zona altamente prejudicada pelo PLC, poderá não se justificar. Mas lá que gosto, isso gosto.

Este RSP2 está já a provocar algumas reacções, Deixo aqui alguns links onde se pode obter informação mais detalhada:

Ham Radio Science

SWling.com

rtl-sdr.com

ou no renovado site da própria SDRPlay onde podem ser encontrados também alguns vídeos do RSP2 em acção.