Quem trabalha na área das tecnologias de informação de certeza que tem presente a existência de várias distribuições do sistema operativo Linux. Entre as mais conhecidas, e não quero aqui abrir nenhuma guerra sobre qual é a melhor ou porquê, temos o Ubuntu, o Mint ou o openSuse.
Algumas distribuições são mais elegantes e trabalhadas gráficamente. Outras abraçam a facilidade de utilização e outras ainda são mais direccionadas aos “puristas” do Linux. Existem para quase todos os gostos e o caso da rádio comunicação não é excepção!
Para este nosso hobbie, uma distribuição a ter em conta é a Skywave Linux. Esta distribuição vem preparada com o software necessário para operarmos alguns dos SDRs mais conhecidos, ou ainda o Dump1090, utilizado no rastreio de aeronaves, entre entre outro software. Apesar de se poder considerar que o Skywave Linux não é mais que um Ubuntu com algumas aplicações e drivers específicos, o facto de nos ser entregue como um pacote pronto a utilizar dá-lhe vantagem.

Skywave Linux 2.1 a operar um RTLSDR com a aplicação CubicSDR

Skywave Linux 2.1 a operar um RTLSDR com a aplicação CubicSDR

De notar que tendo a rádio comunicação muitas vertentes, era impossível disponibilizar todo o software existente. Mas também é certo que a maior parte das dores de cabeça normalmente associadas às configurações necessárias para por o hardware a funcionar, estão eliminas da equação no Skywave Linux,  tornando-se este numa opção a considerar.