Estava há uns anos atrás a pensar se haveria uma forma de disponibilizar na internet streaming audio de receptores de rádio amador. Depois de uma pequena pesquisa percebi que afinal tal já exisitia e não era uma ideia tão fora do normal quando isso. Mais, não eram só as frequências de amador que estavam disponíveis mas banstantes mais. Na altura deparei-me com um site chamado globaltuners.com e fui utilizador frequente deste serviço tal foi o fascínio que em mim exerceu.

Exemplo de uma consola para sintonia de um rádio no Reino Unido

Exemplo de uma consola de um rádio no Reino Unido

No globatuners.com podemos percorrer as frequências utilizando vários do streams disponibilizados por pessoas, de uma forma geral de todo o mundo e que colocam na internet o sinal recebido nos seus rádios para usufruto de todos. No entanto não temos que nos cingir ao que o rádio está a receber, havendo mesmo a possibilidade de sintonizar a maioria deles.
Outra vantagem é que a consola permite a interacção com outros utilizadores que estejam ligados ao mesmo rádio que estamos a utilizar, através de um chat. Condição essencial para a boa convivência de todos é o respeito por quem está na escuta e não sintonizar o rádio caso o mesmo esteja a ser usado.

Foi utilizando este site que comecei a receber imagens em SSTV. Sintonizando um dos equipamentos no 14.230MHz USB e com o programa MMSSTV passei algumas boas horas na recepção de imagens neste modo.

Se gostam então vale bem a pena visitar.