Já não sei onde originalmente vi a referência ao KiwiSDR. Este site partilha um equipamento SDR localizado na Nova Zelândia e para isso faz uso de um novo software chamado OpenWebRX. Mas uma coisa posso garantir, foram várias as referências com que me deparei durante a semana a este site, entre elas a da revista Radionoticias ou ainda no canal Youtube OfficialVHFUHFChannel, o que atesta a crescente popularidade desta solução.

Openwebrx - http://sdr.hu/openwebrx

Openwebrx – http://sdr.hu/openwebrx

Ter mais um equipamento SDR disponível é obviamente bom, ainda por cima entre os 0 e os 30MHz. Mas saber que afinal em SDR.hu temos este e outros equipamentos prontos para serem usados, então temos razões para estar muito contentes. Um senão é a aparente limitação no numero de utilizadores, mas desconheço se esta terá origem numa qualquer configuração ou se é limitada pela largura de banda. Mas confesso ainda assim o meu entusiasmo com o SDR.hu.
O software OpenWebRX é o resultado de um projecto de um aluno do ensino superior húngaro de nome András Retzler, e faz lembrar no seu propósito o websdr.org. No entanto algo que aparentemente irá facilitar a sua adopção é a forma como o software está acessível no portal. Embora não tenha procedido à instalação esta parece-me fácil, a avaliar  pelas instruções disponibilizadas. Mas atenção, estamos a falar em sistemas operativos Linux.
Para além disso, outra vantagem é que todo o interface é de fácil utilização e apelativo o que o torna agradável de utilizar.

Lista parcial de SDRs disponíveis em sdr.hu - sdr.hu

Lista parcial de SDRs disponíveis em sdr.hu – sdr.hu

Pelo contrário o websdr.org é mais fechado e controlado. O software em si não está disponível para download mas é sim enviado pelo autor aos interessados, caso preencham um determinado numero de requisitos técnicos. Mas a verdade é que estas regras não foram impedimento para sua popularidade, contando já com mais 100 equipamentos online de forma regular.

Escusado será dizer que software é compatível com o RTL-SDR e eu até tenho dois “parados” cá em casa, bem como um PC mais antigo! Já tenho projectos a mais para o tempo que tenho a menos, mas penso que vou experimentar este OpenWebRX.