Não foi fácil mas chegou-me finalmente às mãos o Tecsun PL-365 que comprei no passado dia 8 de Abril. Sim há 66 dias! Este Tecsun veio de Hong Kong e ficou retido, pela primeira entre todas as encomendas que fiz fora da UE, nas malhas do controlo aduaneiro. Tive assim que proceder ao respectivo desalfandegamento e pagar as respectivas taxas não sem antes fazer vários telefonemas e enviar vários emails. Mas todo este processo teve agora um final feliz. Penoso mas feliz.

Tecsun PL-365 ainda embalado

Tecsun PL-365 ainda embalado

Diga-se em abono da verdade que sempre que solicitei um ponto de situação junto dos CTT, fui bem atendido e encaminhado. Explicaram-em como tudo funcionava e senti-me razoavelmente confortável ao longo destas semanas. Pena é que tenham sido precisas tantas, o que acabou por criar uma certa ansiedade e elevar a números anormais os hits ao site dos correios.

Apesar de ter enviado a documentação exigida num primeiro contacto, enviaram-me segundo aviso a solicitar ainda mais documentação, porque afinal o que tinha sido pedido da primeira vez não estava completo. Em resultado disso paguei mais tempo de armazenamento que era suposto o que fez encarecer a compra. Recomendo vivamente a quem tenha este tipo de situações para resolver que se desloque directamente com os CTT  (no meu caso foi a Cabo Ruivo), para acelerar todo o processo.

O PL-365 há-de aparecer em próximos vídeos no canal youtube para que possam verificar a performance do equipamento. Comprei este rádio pois trata-se de uma evolução do PL-360. Conta já com SSB embora cubra menos frequências que o PL-660 que já vive cá em casa. Depois, o PL-365 ficava ao preço de um PL-360 comprado por exemplo em Espanha, pelo que a opção por Hong Kong compensava. O PL-365 é mais barato que o PL-660, tem diferentes características e pensado para uma utilização diferente. Vai ser assim um rádio “grab and go”, para utilização em situações em que o cuidado vai ser menor. E se outras razões fossem precisas para comprar este Tecsun, então evoco a palavras “sábias” de Gilles Letourneau, autor dos canais OfficialSWLChannel e OfficialVHFUHFCHannel no youtube – “A man can’t have too may radios!

As primeiras impressões revelam é um rádio leve mesmo com as pilhas colocadas, com uma qualidade de construção dentro daquilo que é a linha Tecsun da série 300 (se assim se pode dizer). A forma como se sintoniza faz com que o polegar trabalhe em demasia e pode trazer algum desconforto. A função ETM, ao contrario do que inicialmente pensava, é bastante útil dada a ausência de um teclado numérico.

Até ao próximo post e boas escutas!